The Ocean Cleanup - Boyan Slat

Data 08-10-2013 09:43 | Tóopico: Meio-Ambiente

Um projeto que ainda esta em estudo de viabilidade, tem como objetivo principal a retirada do plástico no oceano. Criado pelo estudante de engenharia, holandês Boyan Slat, de 19 anos, com ajuda de mais 50 engenheiros, estão aplicanto sua criatividade e conhecimento em tecnologia para criar o dispositivo capaz de remover todo tipo de plástico dos oceanos, que já receberam mais de 7 milhões de toneladas deste material.


O Ocean Cleanup Array funcionaria como um filtro, recolhendo todo tipo de objeto flutuante e colocando-o numa espécie de compartimento.

O plástico encontrado, por sua vez, permanece armazenado mas ainda dentro da água, prevenindo assim qualquer tipo de risco aos animais que possam ter contato com o aparelho.  Um processo de separação em terra será realizado para devolver os animais ao mar.


Segundo o criador, o processo de limpeza levaria até cinco anos. Mesmo com o projeto sendo apenas um protótipo, Boyan criou a The Ocen Cleanup Foundation, um organização sem fins lucrativos que visa captar recursos para o desenvolvimento do dispositivo.

Nota do autor:

O último par de meses vários artigos (espontânea) foram publicadas, alegando que o Cleanup Matriz Oceano é um "método viável 'de extração de plástico dos giros. Esta é uma declaração incorreta, estamos atualmente apenas em cerca de metade o nosso estudo de viabilidade. Só depois de terminar esse estudo, acreditamos que tais declarações devem ser feitas. Embora os resultados preliminares parecem promissores, e nossa equipe de cerca de 50 engenheiros, modeladores, peritos externos e alunos está fazendo um bom progresso, tivemos e não têm intenção de apresentar um conceito como uma solução viável e ainda estar em fase de investigação.

Link do projeto: http://www.boyanslat.com/plastic5/




Este artigo veio de Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle
http://www.escolasdesurf.org.br

O endereço desta história é:
http://www.escolasdesurf.org.br/modules/news/article.php?storyid=377