ECO ENCONTRO SURF E SUSTENTABILIDADE - RESUMO DO EVENTO

Data 04-11-2010 10:00 | Tóopico: Meio-Ambiente

O evento ocorrido em Floripa no centro de convenções do Hotel Praia Mole Eco Village foi um acontecimento importante para o segmento do surfe. Várias lideranças locais, organizações engajadas com o terceiro setor, atletas profissionais, proprietários de escolas de surfe e orientadores de surfe ACES estiveram presentes e contribuíram com seus conhecimentos para somar esforços no sentido de entender o que esta acontecendo com os oceanos do planeta e como podemos agir para encontrar soluções que contribuam de forma significativa para a natureza e a sociedade.

Invertendo o cronograma, para respeitar os atletas e orientadores de surfe ACES que prestavam serviços e apoio ao campeonato BRASIL SURF PRO na Joaquina o evento foi dividido em 4 blocos:

  • Glenn Sub, consultor ambiental do BSP 2010 e diretor da ONG Surfrider Foundation Brasil, mostra a todos as ações bem sucedidos da Surfrifer Foundation Brasil e parcerias locais nas praias de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Roberto Vamos, representante no Brasil da ONG The Climate Project, fundada pelo prêmio Nobel da Paz Al Gore, fala sobre as mudanças que estão acontecendo nos oceanos, eventos climáticos relacionados, fauna e flora dos oceanos, lixo plástico, redução da população de fito plâncton, esbranqueamento de corais, níveis dos mares, intensidade dos furacões, flora marinha, acidificação das águas. Tudo isto está ocorrendo porque o planeta terra não está suportando este estilo de vida consumista.
  • Coffe-break para confraternização
  • Debate entre as lideranças locais com relação ao que está sendo feito e o que poderá ser melhorado pelo segmento do surfe, terceiro setor e associações locais no sentido de levar a mensagem que todos precisam se envolver mais com as questões ambientais e interagir mais com as nossas autoridades e empresários levando soluções e ideias e captando mais apoio e participação nestas causas.

A FECASURF esta desenvolvendo um planejamento ambiental para 2011 que poderá servir como modelo para todo o Brasil na organização de eventos de surfe e integração com a sociedade e os recursos naturais da praia.

A ACES já vem trabalhando forte na capacitação de seus orientadores de surfe para que o conhecimento adquirido seja multiplicado aos alunos e turistas que tem relação com as escolas de surfe ACES.

Aplicando os conceitos de SUSTENTABILIDADE na prática:

  • os blocos de anotações distribuídos no evento foram produzidos em papel reciclado pelo projeto AROEIRA
  • uma equipe de 3 dos 18 MONITORES AMBIENTAIS formados no evento da Brasil Surf PRO deram suporte na manutenção da estrutura do evento
  • a diretoria da ACES articulou na organização e parcerias com o hotel Praia Mole Eco Village

Veja mais fotos do evento...


 

PALESTRA AMEAÇA SILENCIOSA

AMEAÇA SILENCIOSA

 

DEBATE COM LIDERANÇAS LOCAIS

DEBATE COM LIDERANÇAS

 

CONFRATERNIZAÇÃO

ECO ENCONTRO ACES

 

ESTRUTURA E PARCERIAS ECO ENCONTRO

ECO ENCONTRO ACES

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Crédito para as fotos do certificado da nossa querida Karina Passos (http://karipassos.blogspot.com/)

 

OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPARAM

Veja mais fotos do evento...


 

BRASIL SURF PROABRASP
INSTITUTO ILHAS DO BRASIL

ENTRE NA ONDA CERTA,

PROCURE UMA ESCOLA DE SURF

CREDENCIADA ACES

Surfrider Foundation
FECASURF - Federação Catarinense de SurfAssociação Catarinense de Escolas de SurfPRAIA MOLE ECO VILLAGE




Este artigo veio de Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle
http://www.escolasdesurf.org.br

O endereço desta história é:
http://www.escolasdesurf.org.br/modules/news/article.php?storyid=157