PARCEIRIA ENTRE ACES E UDESC

Data 15-10-2010 11:00 | Tóopico: Boletins Gerais


PARCEIRIA ENTRE ACES E UDESC

PESQUISA COM PROFESSORES DE SURFE DA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS

Realizada pelo Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Nas últimas décadas o surfe consolidou-se como uma prática desportiva moderna, caracterizada pelo alto nível de organização formal e representação social. No âmbito acadêmico, vem despertando a atenção de profissionais da área da Educação Física e desportos com implicações no campo da formação para o ensino. O surfe tem sido abordado, como matéria de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de formação de professores de Educação Física e esportes no mundo inteiro, mais nitidamente em países como Portugal, Reino Unido, Austrália e Brasil.

Neste sentido, o Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, em parceiria com a Associação Catarinense das Escolas de Surfe-ACES, deu inicio no mês de Setembro a realização de uma pesquisa com os professores que atuam em escolas de surfe nas praias da região de Florianópolis.

O estudo leva como titulo “O Conhecimento Pedagógico dos Professores de Surf” e tem como objetivo descrever e interpretar os conhecimentos pedagógicos utilizados por professores para ensinar o surfe aos jovens, nos núcleos ou escolas de surfe de Florianópolis. De acordo com a perspectiva dos estudos desenvolvidos no LAPEF/UDESC, acredita-se que os professores de Surf experientes possuem teorias pessoais de ensino que merecem um estudo mais detalhado e aprofundado. A proposta nesta pesquisa, portanto, é evidenciar que a experiência e a prática profissional representam uma fonte importante na construção do conhecimento sobre o ensino dos esportes e do surfe em particular.

Acreditamos ainda, que um estudo desta natureza pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino desta modalidade, para a preparação e aprimoramento de professores de surfe no futuro, assim como da ampliação do reconhecimento social, cientifico e pedagógico desta atividade de ensino, tradicionalmente realizada no nosso litoral.

Vinicius Zeilmann Brasil

Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF/UDESC

vzbrasil @ hotmail . com

 

Artigos Acadêmicos:




Este artigo veio de Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle
http://www.escolasdesurf.org.br

O endereço desta história é:
http://www.escolasdesurf.org.br/modules/news/article.php?storyid=141