CORRELAÇÃO DA TÉCNICA BOTTOM TURN COM AS NOTAS ATRIBUÍDAS NO SURF DE ALTO RENDIMENTO
Correlation of the bottom turn technique with the scores attributed in high performance surfing
Autores:
Pedro Caetano Souza
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. Brasil
Marcos Augusto Rocha
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Excelência Esportiva.
Juarez Vieira do Nascimento
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos da UFSC. Florianópolis, SC. Brasil
Resumo: As competições de surf no cenário mundial têm apresentado um alto e homogêneo nível de desempenho entre os atletas. Assim, atentou-se à hipótese de que o bottom turn (BT), curva na base da onda essencial para a construção de manobras subsequentes, pode afetar os resultados alcançados em baterias de surf de alto rendimento. O estudo teve como objetivo quantificar o tempo que os atletas levam na execução de BT em suas ondas e correlacioná-lo com as notas atribuídas. A amostra foi composta por quatro eventos do World Tour de Surf, sendo avaliadas 4 baterias de cada evento, perfazendo um total de 16 baterias investigadas. A análise de cada BT foi realizada por meio do recurso de corte de vídeo disponível no programa Sony Vegas Pro 10.0. A análise estatística foi implementada no software SPSS 18.0, sendo calculado o coeficiente de correlação de Pearson, com nível de significância de p < 0,01. Resultados: os índices de correlação encontrados apontam que há associação entre as variáveis para 87,5% dos casos. Pode-se concluir que o alargamento da curva na base da onda (BT) pode maximizar o potencial de rendimento dos surfistas, sugerindo que o BT é um aspecto técnico fundamental na construção de manobras subsequentes que se adéquam aos critérios de julgamento desta modalidade.
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SURF NO BRASIL: UM ROTEIRO PARA A FORMAÇAO INCIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Brasil, V. Z. (Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física, LAPEF, CEFID/ UDESC – Brasil - vzbrasil@hotmail.com) Ramos, V. (Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física, LAPEF, CEFID/ UDESC – Brasil.)
Resumo: Este artigo teve como objetivo realizar uma análise das publicações científicas sobre surfe no Brasil entre os anos de 2000 e 2010. Realizou-se a busca nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Science Direct e Sport Discus, utilizando os termos “Surfe”, “Surf”, “Surfers” e “Esportes” combinados pelos operadores lógicos “and”, “or” e “not”. Após a análise preliminar, baseada nos critérios de inclusão, selecionaram-se 25 estudos. Os artigos publicados em periódicos de Educação Física foram classificados em 5 categorias de pesquisa: Sócio-Antropológica (9), Biológica (7), Treino Esportivo (2), Psicológica (1) e Pedagógica (1). Assim, pode-se concluir que a produção científica sobre surfe no Brasil tem sido mais expressiva nos últimos anos e segue as tendências gerais de investigação em Educação Física, com ênfase no campo da sociologia, biomecânica e medicina esportiva.
Palavras-chave: Formação profissional; Educação Física; Produção científica; Surfe.
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE TREINADORES DE JOVENS SURFISTAS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT PERCEIVED BY COACHES OF YOUNG SURFERS
Autores:
Valmor Ramos
Doutor. Professor do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
Vinicius Zeilmann Brasil
Livre Docente. Professor do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
Ciro Goda
Mestre. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever a percepção dos treinadores sobre sua aprendizagem profissional no surf e interpretá-las em conformidade com a literatura especializada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos, envolvendo 11 treinadores com reconhecida competência na formação de jovens em Florianópolis, Brasil. Os dados foram coletados a partir de entrevistas estruturada e semi-estruturada. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os treinadores valorizam várias fontes informais de conhecimento. O compartilhamento de conhecimentos, a solução de problemas e a observação de outros profissionais foram essenciais para a construção do conhecimento profissional. Conclui-se que os profissionais aprendem a partir do engajamento espontâneo no domínio específico da prática do surf e de um processo de socialização dentro de um contexto sociocultural deste esporte. Palavras-chave: Educação física e Esporte. Formação do treinador. Surf.
AUTOESTIMA Y COMPETITIVIDAD EN UNA SELECCIÓN JUVENIL PERUANA DE SURF
Autores:
Félix Guillén García (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España ) y
Dante Nieri Romero (Pontífica Universidad Católica del Perú (PUCP))
RESUMO:
O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre a auto-estima e competitivida-de na surfistas da elite. Os participantes do estudo eram membros de uma selecção de jovens surfe peruano antes da sua participação em um campeonato do mundo. Os resultados mostraram algumas correlações entre competitividade e motivação para o êxito e evitar o fracasso, assim como as subdimensões de várias tipos de auto-estima.
RESUMEN:
El propósito del presente estudio ha sido examinar la relación entre autoestima y competitividad en surfistas de élite. Los participantes del estudio fueron los miembros de una selección peruana juvenil de surf (n=11), previa a su participación en un campeonato mundial. Se les administró el Cuestionario de Competitividad-10 de Remor (2007) y el Cuestionario de Autoestima de Coopersmith (1967). Los resultados obtenidos evidenciaron ciertas correlaciones entre la competitividad y la motivación para el éxito y para evitar el fracaso, así como con las distintas subdimensiones de la autoestima.
PERIODIZAÇÃO PARA O TREINAMENTO FÍSICO DE SURFISTAS COMPETIDORES
Autores:
Marcus Vinícius Palmeira
Mestrando em Educação Física
Universidade São Judas Tadeu, São Paulo
Especialista em Treinamento Desportivo
Universidade Federal da Bahia
Graduado em Educação Física
Universidade Federal da Bahia
Helio José Bastos Carneiro de Campos
Prof. Dr. Livre Docente
American World University
Prof. Adjunto
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Prof. Titular
Universidade Católica - UCSAL
Orientador do Curso de Especialização em Atividade Física e Saúde
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Grupo de Pesquisa em Educação Física e Saúde
Universidade Federal da Bahia - UFBA.
O presente trabalho refere-se a um estudo de caso onde o objetivo principal é ressaltar, e apresentar a relevância da periodização do treinamento físico para o aumento do desempenho técnico do surfista competidor. Tal pesquisa é alicerçada pelos princípios científicos do treinamento desportivo em paralelo às bases da fisiologia do exercício e as qualidades físicas, gerais e específicas, que compõem a modalidade. O estudo é composto por capítulos que se complementam abordando as qualidades físicas gerais e específicas, culminando com a periodização do treinamento físico e os resultados obtidos durante o processo de aplicação do mesmo. Chegamos à conclusão de que é de suma importância periodizar, e executar, o treinamento físico específico para aumentar o desempenho do atleta de surf em competições, assim como em qualquer processo de treinamento onde o objetivo é a evolução geral do atleta ou da equipe.
O SURF COMO ESPORTE MODERNO: UMA PROPOSTA DE TAXONOMIA
Autores:
Vinicius Zeilmann Brasil (Lic. en Educación Física - Email: vzbrasil@hotmail.com)
Valmor Ramos (Lic. en Educación Física. Doctor)
Antuniel Aécio Terme (Lic. en Educación Física - Universidad del Estado de Santa Catarina (Brasil))
Resumo: Nas últimas décadas o surf tem alcançado um nível de representação e organização com características típicas do esporte moderno. Nesta perspectiva, o objetivo deste texto é propor uma taxonomia para esta modalidade, levando em conta os elementos de sua estrutura. A partir de um teste de clareza, 24 voluntários avaliaram o nível de entendimento de 59 termos selecionados, relacionados á pratica do surf. Os resultados demonstraram um índice de clareza de 95%. Considerando-se esta uma proposta inconclusa, observou-se que a elaboração da taxonomia do surf a partir dos seus elementos estruturais, permiti ao professor perceber com abrangência os conteúdos da modalidade, auxiliando-o nas tarefas de ensino. Palavras-chave: Esporte, Esportes de natureza. Surf.
Resumen: En las últimas décadas el surf ha llegado a un nivel de representación y organización con características típicas de deporte moderno. En esta perspectiva, el objetivo de este trabajo es proponer una taxonomía para esta modalidad, teniendo en cuenta los elementos de su estructura. A partir de un examen de evidencias, 24 voluntarios evaluó el nivel de comprensión de 59 términos seleccionados, relacionados con la práctica del surf. Los resultados mostraron un índice de evidencia del 95%. Teniendo en cuenta esta propuesta aún es inconclusa, se observó que el desarrollo de la taxonomía del surf partir de sus elementos estructurales, permite al profesor comprender con amplitud el contenido de la modalidad, ayudándolo en las tareas de enseñanza. Palabras clave: Deporte, Deportes en la Naturaleza, Surf
O surfe competitivo brasileiro atingiu um nível de grande relevância no cenário esportivo mundial.Os surfistas competidores brasileiros alcançaram,na última década,resultados em competições e circuitos internacionais que surpreendem os mais otimistas visionários dos anos anteriores. Paralelamente a esse sucesso competitivo, há carência de estudos científicos na área da Educação Física que possam dar suporte aos atletas e técnicos,durante o processo de elaboração e aplicação de um treinamento específico para a modalidade.Tendo isto em vista,pretendemos com esta revisão levantar dados que possam auxiliar na compreensão das exigências orgânicas da prática do surfe competitivo, considerando os diferentes eventos que ocorrem em uma bateria competitiva e relacionando-os com o perfil de capacidades físicas exigidas dos atletas competidores.
Devido ao grande sucesso do Projeto NATESC, que ministra aulas de surf gratuitas em piscinas para crianças da rede pública de Joinville/SC, necessita de pranchas para atender seus alunos. Se você tem uma prancha sem uso, encostada, doe para o projeto, ela poderá ser muito útil para os alunos do "Projeto Surf Inteligente", vinculado ao projeto de extensão "Natação na Escola: Saúde e Educação".
Havaí torna-se primeiro estado a oferecer o surf como um esporte oficial da escola
Surf é definido para se tornar parte do currículo escolar no estado do Havaí. Junto com o programa de atletismo típico de futebol, basquetebol, voleibol e natação, as ondas serão ensinadas às crianças nas escolas públicas a partir de logo primavera de 2013. Falando em Waikiki Beach, nas ilhas 'capital Honolulu, o governador Neil Abercrombie disse: "É bastante claro, quando você pensa de Havaí, você acha do surf.
Melhor do que a sala de aula: as meninas da escola aprender a surfar na praia de Waikiki, Hawaii
Sobre a decisão de adicionar surf para a escola de esportes, Carissa Moore (campeã mundial) disse: Ela disse que o esporte lhe ensinou muitas lições de vida, como trabalho duro, perseverança e gestão do tempo. "Eu acho que é incrível e vai abrir portas para as crianças. É uma maneira de canalizar uma grande quantidade de energia em algo positivo. É realmente incrível. "
Projeto premiado no Edital Catarinense de Cinema FCC/2009, Pegadas Salgadas é um vídeo-documentário que oferece um panorama de como a cultura do surf se faz presente de maneira decisiva na ilha de Santa Catarina, contribuindo para determinar o perfil cultural, social e turístico de Florianópolis.
Direção, roteiro e produção: Luciano Burin Câmeras: Antonio Zanella, Rafael Ribeiro, Marcos D`Elboux, Fábio Siebert e Luciano Burin Som Direto: Fábio Siebert Montagem e Edição: Luciano Burin e Marcos BG Edição de Som: Leonardo Gomes Direção de Arte: Marcos BG Produção Executiva: Luciano Burin e Tiago Santos Consultor de Fotografia: Marx Vamerlatti Trilha de abertura: "Insônia" - Tijuquera Site oficial: scult.tv
Pegadas Salgadas (Salted Footprints) is a video documentary by Luciano Burin that offers an overview of how surf culture is present in a decisive way on the island of Santa Catarina, contributing to determine the cultural, social and touristic profile of the city of Florianópolis (south Brazil).
Depoimentos de alguns personagens do filme:
"Para mim o Pegadas Salgadas é o primeiro documento oficial com testemunho da história do surf em Florianopolis e Santa Catarina, já que a ilha é e sempre será uma das maiores referências do surf no Brasil" (Fernando Moniz “Marreco” - surfista e shaper pioneiro)
"Gostei muito do resultado. Creio que ainda não havia visto um material tão bem elaborado sobre o surf e todas as complexidades que envolvem o nosso esporte" (Avelino Bastos - shaper e designer das pranchas Tropical Brasil)
“Eu particularmente me sentí realmente feliz por expor meus pensamentos sobre todos esses temas abordados. Minha vida é tudo aquilo alí, vivido de forma intensa a cada dia aqui na cidade que nasci” (Bira Schauffert - coordenador do Salva Surf Resgate e promotor de eventos)
"Pegadas Salgadas nos faz viajar no tempo e proporciona conhecer um pouco mais como tudo começou aqui do outro lado das pontes... É um cutback perfeito! Principalmente quando vai na essência dos fatos, nos sentimentos de cada personagem retratado e nas transformações que a cidade de Florianópolis sofreu nessas últimas décadas" (Maurio Borges - surf repórter e promotor de eventos)
As inscrições para a Seleção Pública do Programa Petrobras Esporte & Cidadania já estão abertas. Serão destinados R$ 30 milhões a projetos que promovam a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes.
Esta pode ser a sua oportunidade de transformar seu projeto em realidade!
Se ainda tem dúvidas sobre como participar da Seleção Pública e elaborar o seu projeto, participe das Caravanas Esportivas. As oficinas, livres e gratuitas, serão realizadas em todos os Estados do país.
BRASIL PARTICIPA DA SEMANA MUNDIAL DE SEGURANÇA AQUÁTICA
CAMPANHA MUNDIAL PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DE COLETES SALVA VIDAS
No ultimo sábado, dia 21 de maio, o Instituto Anjos do Mar Brasil participou da abertura da Semana Mundial de Segurança Náutica, organizando um evento em Itajaí/SC pela conscientização do uso de coletes salva vidas.
A iniciativa da Campanha USE ISTO (Wear It Campaign) é do Conselho Nacional de Segurança Náutica Americano (NSBC) em parceria com o Conselho Canadense de Segurança Náutica (CSBC). Esta ação conta com a colaboração de diversos paises e este ano também com o Brasil, através do Instituto Anjos do Mar Brasil.
No evento de abertura, diversos países do mundo participaram da quebra do Record Mundial de Utilização de Coletes Salva Vidas. No Brasil tivemos 25 participantes este ano e apesar do reduzido numero de participantes o diretor presidente do IAMB Marcelo Ulysséa está satisfeito: “O objetivo da campanha para uso do colete salva vidas é educar e informar o público sobre segurança e medidas preventivas de afogamento, principalmente sobre o uso de coletes salva vidas e informar sobre o conforto dos coletes infláveis.”
No ano passado houveram 1.569 participantes que inflaram seus coletes e este ano a expectativa é que este numero seja ultrapassado, já que além dos coletes infláveis também entrarão na contagem o uso de coletes normais. Os resultados oficiais serão divulgados na semana do dia 06 de junho.
AFOGAMENTOS NO BRASIL E A IMPORTANCIA DE CAMPANHASEDUCATIVAS
Com tantos afogamentos recentes de pescadores, crianças e até bebês fica difícil comemorar o sucesso da campanha de divulgação sobre a importância do uso de coletes salva vidas. Segundo informações divulgadas na imprensa regional e nacional, nos últimos meses forma inúmeros afogamentos seguidos de óbitos associados com embarcações pesqueiras, banho de mar, uso de jet ski e emborcamentos.
Grande parte destas mortes poderia ser simplesmente evitada através do uso do Colete Salva Vidas que ainda encontra barreiras para sua incorporação no dia a dia de quem desenvolve atividades náuticas.
Esta semana tivemos um acidente envolvendo uma embarcação, com 104 pessoas à bordo, no lago Paranoá, em Brasília, o afogamento de duas meninas num lago em Minas Gerais. Também podemos citar o afogamento de uma criança na represa de Billins/SP, que caiu de um jet ski durante um passeio e afundou por não estar usando colete salva vidas.
Cabe ressaltar que no caso do acidente com a menina de 12 anos atropelada em Balneário Camboriú durante um passeio de banana boat poderia ser fatal se ela não estivesse usando colete salva vidas.
O Instituto Anjos do Mar Brasil propõe um pacto pela vida nas vias navegáveis, incluindo propostas e ações a serem incorporadas pelas institutições públicas e privadas relacionadas à segurança aquática em todo Brasil . Esta na hora de abraçarmos a idéia de desenvolvermos um programa educativo de segurança náutica voltado ao despertar para a cultura de segurança preventiva relacionado aos diferentes ambientes aquáticos.
Associação de Surf de Itapema realiza palestra técnica para novos atletas
A ASAI promoveu no dia 19 de Abril na Escola Educar, palestra técnica para os novos atletas que participarão do Circuito de Surf 2011. Os novos surfistas e pais prestigiaram o evento. As palestras realizadas trataram acerca de diferentes temas, como, responsabilidade e consciência ambiental (Professor Rafael); a importância de uma vida saudável para a prevenção de lesões no esporte (Fisioterapeuta Fabricio Lazzari) e Desenvolvimento técnico dos atletas nos campeonatos (Professor de Educação Física Fabio Santos).
Houve sorteio de brindes e filmes de Surf. A ASAI agradece a todos que acreditam no trabalho realizado e informam que as inscrições para o circuito Local estão abertas, as categorias serão: espumeiro ate 10 anos, infantil, iniciante, mirim, júnior e feminino sub 18. As etapas acontecem dias 30 de Abril e 08 de Maio.