Entrar

Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?

Parceiros ACES

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA

Surfguru

Câmeras ao vivo | 24h on-line | Maaxcam

SANTA CATARINA TURISMO S.A.

Parceria ACES e Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE SURF

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SURF

INSTITUTO BRASILEIRO DE SURF

Guia Floripa - O Guia de Florianópolis na Internet - Hotéis, Pousadas, Imóveis, Restaurantes, Bares, Festas, Eventos e muito mais.

SURF NEWS

SURF NEWS

DIVULGUE ACES

Incluir link da ACES em seu site:

ACES - Associa��o Catarinense das Escolas de Surf

Copie o texto acima e cole em seu site.
Escolas de Surf ACES Artigos de Surf e Educação Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição e Resultados
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área Restrita para Sócios

em 08-07-2010 23:08 (3276 leituras)
Por Catavento, organização integrante da Rede ANDI Brasil no Ceará
A menina Larissa dos Santos, de 11 anos, acabou de vencer o Circuito Petrobrás de Surf, realizado na praia do Tombo em Guarujá-SP. Além do título na categoria “Grommer”, até 12 anos, a atleta desbancou outras competidoras mais experientes e conseguiu o vice-campeonato na categoria infantil com atletas de até 16 anos.

Assim como Larissa, outros atletas de destaque no surf cearense passaram pela escolinha de surf do Titanzinho, no Bairro Serviluz, em Fortaleza. “O Titanzinho tem as melhores ondas para treinamento de Fortaleza. As ondas grandes e fortes daqui deixam os atletas mais preparados para os circuitos nacionais”, expõe Flávio Sukita, pai de Larissa, também surfista e professor de surf da escolinha do bairro.

Larissa cursa a 6ª série na escola municipal Profº Álvaro Costa e, se depender da família, vai precisar se esforçar para conciliar estudo e esporte. “O esporte é muito bom para minha filha, mas a vida de um atleta é curta. O estudo é algo que ninguém pode tirar dela, é para sempre. Quero que ela tenha oportunidades que não tive”, explica Flávio. É necessário lembrar que o esporte e o lazer são direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Artigo 59 que afirma: “Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.”
No Rio de Janeiro, o projeto Favela Surf Club, também mantém uma escolinha que acolhe cerca de 180 crianças e adolescentes a partir de seis anos de idade, contando com 15 instrutores, todos voluntários. As aulas de Surf acontecem nas praias do Arpoador, Copacabana e Ipanema e as crianças são provenientes das comunidades de Pavão Pavãozinho e do Cantagalo.
Rogério Silva, um dos coordenadores do projeto afirma que o Favela Surf Club contribui, além da aprendizagem do esporte, para outra questão: “Não temos estrutura para formar um atleta, mas contribuímos para a formação cidadã da meninada”. Além da escolinha, o projeto mantém também um galpão para a reforma de pranchas velhas que são reutilizadas nas aulas. Ano passado o Favela Surf Club participou do quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo de Televisão e ganhou uma ampla reforma do espaço.
O projeto sobrevive de doações de material de surf usado que é reformado. Uma parte desse material é utilizado pelas crianças e a outra é vendida para pessoas de fora da comunidade, o que garante a sobrevivência do projeto.
Na região Sul, em Balneário Camburiú, Santa Catarina a Escolinha de Surf foi criada em 1997 e é mantida pela Prefeitura da cidade. Só no ano passado atendeu 515 crianças da rede municipal de ensino.
O coordenador do projeto, o professor de educação física Luiz Alessandro Meneghelli explica que as crianças aprendem, além das técnicas de surf, princípios básicos da natação, cuidados com os perigos do mar, sinalização marítima (como bóias e bandeiras), correntes marítimas, etc. “Nosso projeto não visa à competição. É prioritariamente um projeto de inclusão social. A vivência do esporte e tudo que o envolve como socialização e espírito de equipe é o mais importante”, explica Meneghelli.
Mais informações:
Rogério Silva, coordenador do Favela Surf Club - (21) 8806-0669 e contato@favelasurfclub.com.br
Flávio Sukita, professor de surf na escolinha do Titanzinho - (85) 8867 3641 e (85) 8502 9237
Fabrícia Prado, assessora de comunicação da Prefeitura de Balneário Camburiú –

(47) 3267-7000.

Fonte: Portal dos Direitos da Crianca e do Adolescente
Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
Bookmark para Blinklist Bookmark para del.icio.us Bookmark para Digg Bookmark para Fark Bookmark para Furl Bookmark para Newsvine Bookmark para Reddit Bookmark para Simpy Bookmark para Spurl Bookmark para Yahoo Bookmark para Balatarin Bookmark para Faceboom Bookmark para Twitter Bookmark para Scripstyle Bookmark para Stumble Bookmark para Technorati Bookmark para Mixx Bookmark para Myspace Bookmark para Designfloat _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEPLUS _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEREADER _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEBOOKMARKS
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Comentar
Regra dos comentários*
Todos os comentários necessitam de aprovação
Título*
Nome*
E-mail*
Site*
Mensagem*
Código de confirmação*
4 + 6 = ?  
Insira o resultado impresso
Maximmo de tentativas: 10
Artigos de Surf e Educação Escolas de Surf ACES Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área para Associados, Proprietários e Orientadores de Surf ACES

Fortaleça sua empresa.

Valorize sua marca.

Apoie uma Escola ACES e
faça parte de uma rede de educadores empreendedores.

ACES unindo talentos e fortalecendo a educação e o esporte em Santa Catarina.

Incluir link da ACES em seu site:
Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle

Copie o texto acima e cole em seu site.

Lista das Escolas de Surf Credenciadas ACES


SANTUR Ministério do Esporte Prefeitura Municipal de Florianópolis GOVERNO DE SANTA CATARINA
facebook
Escolas de Surf
twitter
RSS ACES SURF
rss

 

 

ESCOLA DE SURF, ESPECIALISTA, SURFSCHOOL, SANTA CATARINA, ESCOLA, SURF, STANDUPPADDLE, SUPTRIP, AVENTURA, WATERSPORTS, ACES, FLORIPA, PRAIAMOLE, ESCOLINHA, INGLESES, ECO, FLORIANOPOLIS, QUALIDADE DE VIDA, QUALIDADE, SALVA SURF, EDUCACAO, AMBIENTAL, CAPACITACAO, TREINAMENTO, QUALIFICACAO, SUSTENTABILIDADE, BRAVA, JOAQUINA, SURF SCHOOL, BARRA DA LAGOA, BRAVA, PADDLE, STANDUP, SUP, VIAGEM, SURFLESSONS, CAMPECHE, INGLESES, ACORES, LAGOINHA, MATADEIRO, CAPACITACAO, QUALIFICACAO, MORRO DAS PEDRAS, NAUFRAGADOS, PONTA DAS CANAS, BARRA DA LAGOA, LAGOA DA CONCEICAO, ESCOLA DE SURF, SURF TREINO , COMPETICAO , SURF AVANCADO, SURF , COMPETICAO, SURF SAFARI, SURF TOURS, SUPORTE TECNICO, CARENTES, CONSULTORIA