Entrar

Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?

Parceiros ACES

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA

Surfguru

Câmeras ao vivo | 24h on-line | Maaxcam

SANTA CATARINA TURISMO S.A.

Parceria ACES e Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE SURF

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SURF

INSTITUTO BRASILEIRO DE SURF

Guia Floripa - O Guia de Florianópolis na Internet - Hotéis, Pousadas, Imóveis, Restaurantes, Bares, Festas, Eventos e muito mais.

SURF NEWS

SURF NEWS

DIVULGUE ACES

Incluir link da ACES em seu site:

ACES - Associa��o Catarinense das Escolas de Surf

Copie o texto acima e cole em seu site.
Escolas de Surf ACES Artigos de Surf e Educação Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição e Resultados
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área Restrita para Sócios

em 11-12-2011 22:00 (1504 leituras)

Durante as cinco etapas de 2011 da maior competição de surfe do país, o Brasil Surf Pro, diversas cidades do litoral brasileiro receberam ações a fim de informar, educar e engajar a sociedade local e os surfistas na preservação das florestas. Na última etapa, na praia da Joaquina, de 14 a 18 de dezembro, quando será decidido o título brasileiro feminino e masculino, não será diferente.

Além da gestão sustentável do evento, o projeto ambiental Petrobras Surfe pelas Florestas, conta com espaços de conhecimento e integração socioambiental, palestras, visitas de escolas municipais na praia com atividades pedagógicas, e expedição de conhecimento. As atividades possibilitarão  a comunidade, lideranças socioambientais locais, público e até os surfistas, convivência com a cultura de sustentabilidade.

Para celebrar a abertura de verão 2012, com consciência e atitude, a equipe ambiental realizará no sábado, dia 15, uma expedição ecológica de stand up paddle (modalidade de surfe praticada com ajuda de remos), canoas e caiaques. O evento acontecerá na Lagoa da Conceição, em parceira com entidades de surfe locais como FECASURF, FECSUP e ACSUP, Joaquina e Floripa Surf Clubs, ACES, Power Surf Team, Seapoxy, a Escola do Mar e Hotel Eco Vila Praia Mole.

Dez árvores serão plantadas para homenagear o fim do Ano Internacional das Florestas. “A gente preserva aquilo que ama, vamos apresentar a belíssima Lagoa de Conceição por outro ângulo, pouco conhecido, com o intuito de engajar cada vez mais pessoas na luta pela sua preservação”, comenta Glenn Suba, coordenador geral das ações ambientais do Brasil Surf Pro.

No domingo dia 18, o Brasil Surf Pro em parceria com o Projeto Tamar de Florianópolis e a Joaquina Surf Club, farão um grande mutirão de limpeza, nas dunas e no costão, da praia da Joaquina. A iniciativa vai preparar o caminho para a soltura de algumas tartarugas marinhas reabilitadas após captura acidental em redes de pesca. A ação será realizada em frente à estrutura do evento, entre as baterias da semifinal e final.

A organização também promoverá um curso de pedagogia e gestão ambiental para escolas associadas à Aces (Associação Catarinense das Escolas de Surf) e outras associações de surfe, com palestras, metodologias e encenação de atividades pedagógicas, além de noções básicas de gestão ambiental das praias onde operam.  O curso será ministrado pelo gerente de sustentabilidade Glenn Suba e a coordenadora de pedagogia ambiental do Brasil Surf Pro, Bruna Nazarri, além do apoio de especialista em gestão ambiental de praias, Julio Mudat e o presidente da Aces, Roger Souto Maior. Todos participantes receberão um certificado.

Para Glenn Suba, a onda da Joaquina é uma das melhores do Brasil e a praia com suas dunas e costões fazem do local um dos mais concorridos para turismo na região. “Vamos trabalhar juntos com a ONG Joaquina Surf Club para deixar um legado de educação e conhecimento ambiental, mostrando à importância do surfe no engajamento da população em prol a preservação das praias”, explica.

Integrantes de projetos sociais da região e alunos de escolas municipais terão oportunidade de curtir a área da competição nos dias 14, 15 e 16. Eles serão recebidos pela equipe pedagógica do BSP, participarão de gincanas e atividades pedagógicas.

Os visitantes poderão conhecer o espaço Petrobras Surf Pelas Florestas e aprender sobre a preservação das florestas brasileiras. A Tenda, feita de material ecologicamente correto, funcionará ao lado da estrutura principal do BSP, nos dias do evento e no final de semana vai acontecer a ativação promocional da Petrobras:

Quem passar por lá poderá saber mais sobre os projetos ambientais, apoiados pela companhia, em totens interativos. Um simulador de surfe divertirá a criançada e os adultos possibilitando o plantio de árvores. Também haverá distribuição de brindes ecológicos, picolé e sementes.

Fonte: Site Oficial Brasil Surf PRO



Carboneutralização

Para engajar as feras do surfe nessa “onda” ambiental o evento criou os “Surfistas verdes”. Cada onda surfada que receber nota igual ou acima de oito corresponderá ao plantio de cinco árvores. Já a tão esperada nota 10 vai gerar 50 plantios. Entre a neutralização das emissões de CO2 do evento e as de Surfista verde na onda clássica de Joaquina, a estimativa é que sejam plantadas 500 árvores até o final do evento, lógico dependendo das condições do mar.

Uma parceria especial foi desenvolvida com o Projeto Carbono Social em Rede do Centro Vianei de Educação Popular, projeto contemplado pelo Programa Petrobras Ambiental e que atua na região serrana de Santa Catarina, no entorno do município de Lajes. Todas as emissões de CO2 geradas pelo Brasil Surf Pro serão compensadas por meio de plantio de árvores em propriedades de agricultores familiares. As árvores dos “surfistas verdes” serão plantadas no recém criado “Bosque do Surfe” em homenagem a esta parceria.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente que entendeu a importância do trabalho de sensibilização durante 2011 o Ano Internacional das Florestas (declarado pela ONU).

Petrobras e Skol apresentam o Brasil Surf Pro 2011, o patrocinio é da Hawaiian Dreams (HD). Apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports. A etapa na Praia da Joaquina também conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Prefeitura de Florianópolis, Governo do Estado e Fecasurf (Federação Catarinense de Surfe).

As etapas do Brasil Surf Pro são transmitidas ao vivo pelo www.brasilsurfpro.com.br.

 

Agenda Ambiental Brasil Surf Pro

Etapa Florianópolis –  Praia da Joaquina

13/11 – 10h às12h – Curso em Pedagogia e Gestão Ambiental

 

14/12 – 16/12 – 8h às 11h30 e 13h às 17h – Excursões de projetos sociais e escolas municipais para local do campeonato.

 

16/12 – 14h às 16h – Curso em Pedagogia e Gestão Ambiental

 

17/12

7h às 10h – Expedição Surf Pelas Florestas – Remada pela Lagoa da Conceição.

11h às 12h – Eco-brunch – Confraternização entre representantes de projetos ambientais e da comunidade Surfe do Florianópolis,

 

18/11

8h às 10h – Mutirão de limpeza da praia da Joaquina.

10h30 às 11h – Soltura de Tartarugas Marinhas (entre semifinais e finais).

 

Media Guide Comunicação, assessoria de Imprensa do Brasil Surf Pro

Maria Clara Serra – (Maria.clara@mediaguide.com.br21 2522-6678 / 8301-0152)

Diogo Mourão – (Diogo@mediaguide.com.br21 8301-0149)

Fernanda Villas Boas – fernanda.villas@mediaguide.com.br21 7895-9996 / 24*44094 – 21 8301-0146 )

Fonte: Site Oficial Brasil Surf PRO

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
Bookmark para Blinklist Bookmark para del.icio.us Bookmark para Digg Bookmark para Fark Bookmark para Furl Bookmark para Newsvine Bookmark para Reddit Bookmark para Simpy Bookmark para Spurl Bookmark para Yahoo Bookmark para Balatarin Bookmark para Faceboom Bookmark para Twitter Bookmark para Scripstyle Bookmark para Stumble Bookmark para Technorati Bookmark para Mixx Bookmark para Myspace Bookmark para Designfloat _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEPLUS _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEREADER _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEBOOKMARKS
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Comentar
Regra dos comentários*
Todos os comentários necessitam de aprovação
Título*
Nome*
E-mail*
Site*
Mensagem*
Código de confirmação*
4 + 7 = ?  
Insira o resultado impresso
Maximmo de tentativas: 10
Artigos de Surf e Educação Escolas de Surf ACES Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área para Associados, Proprietários e Orientadores de Surf ACES

Fortaleça sua empresa.

Valorize sua marca.

Apoie uma Escola ACES e
faça parte de uma rede de educadores empreendedores.

ACES unindo talentos e fortalecendo a educação e o esporte em Santa Catarina.

Incluir link da ACES em seu site:
Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle

Copie o texto acima e cole em seu site.

Lista das Escolas de Surf Credenciadas ACES


SANTUR Ministério do Esporte Prefeitura Municipal de Florianópolis GOVERNO DE SANTA CATARINA
facebook
Escolas de Surf
twitter
RSS ACES SURF
rss

 

 

ESCOLA DE SURF, ESPECIALISTA, SURFSCHOOL, SANTA CATARINA, ESCOLA, SURF, STANDUPPADDLE, SUPTRIP, AVENTURA, WATERSPORTS, ACES, FLORIPA, PRAIAMOLE, ESCOLINHA, INGLESES, ECO, FLORIANOPOLIS, QUALIDADE DE VIDA, QUALIDADE, SALVA SURF, EDUCACAO, AMBIENTAL, CAPACITACAO, TREINAMENTO, QUALIFICACAO, SUSTENTABILIDADE, BRAVA, JOAQUINA, SURF SCHOOL, BARRA DA LAGOA, BRAVA, PADDLE, STANDUP, SUP, VIAGEM, SURFLESSONS, CAMPECHE, INGLESES, ACORES, LAGOINHA, MATADEIRO, CAPACITACAO, QUALIFICACAO, MORRO DAS PEDRAS, NAUFRAGADOS, PONTA DAS CANAS, BARRA DA LAGOA, LAGOA DA CONCEICAO, ESCOLA DE SURF, SURF TREINO , COMPETICAO , SURF AVANCADO, SURF , COMPETICAO, SURF SAFARI, SURF TOURS, SUPORTE TECNICO, CARENTES, CONSULTORIA