Entrar

Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?

Parceiros ACES

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA

Surfguru

Câmeras ao vivo | 24h on-line | Maaxcam

SANTA CATARINA TURISMO S.A.

Parceria ACES e Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE SURF

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SURF

INSTITUTO BRASILEIRO DE SURF

Guia Floripa - O Guia de Florianópolis na Internet - Hotéis, Pousadas, Imóveis, Restaurantes, Bares, Festas, Eventos e muito mais.

SURF NEWS

SURF NEWS

DIVULGUE ACES

Incluir link da ACES em seu site:

ACES - Associa��o Catarinense das Escolas de Surf

Copie o texto acima e cole em seu site.
Escolas de Surf ACES Artigos de Surf e Educação Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição e Resultados
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área Restrita para Sócios

Projeto Volta a Ilha de Santa Catarina Eco Sup

em 07-05-2011 19:00 (6015 leituras)
EXPEDIÇÃO VOLTA A ILHA DE SANTA CATARINA ECO SUP

INTRODUÇÃO

A expedição Volta a Ilha de Santa Catarina é uma aventura inédita que será realizada em companhia de alguns convidados num percurso aproximado de 125 km. Além do amor ao mar e todas as suas formas de vida, da superação e aventura a expedição busca resgatar os valores éticos como companheirismo, amizade, solidariedade, respeito humano e o espírito waterman de salvamento aquático. Também busca reconectar o homem a natureza, atingindo A as pessoas através das imagens em sua emoção, para que conhecendo o litoral da Ilha de Santa Catarina, possam amá-lo e preservá-lo, pois só se preserva aquilo que se ama e só se ama o que se conhece.

A expedição será realizada nas condições climáticas propicias. O roteiro será estabelecido em função das condições climáticas, buscando sempre a remada em down wind. A expedição é um evento sem caráter competitivo, elaborado para ser concluído num período máximo de cinco dias, com critérios rigorosos em relação à questão de segurança de todos os convidados, que deverão se comprometer a seguir as orientações da equipe de apoio e salvamento, Jet Resgate, representada pela pessoa de Romeu Bruno e membros de sua equipe.

Os convidados arcarão com suas despesas e equipamentos e deverão portar o logo dos patrocinadores em seu material e prancha. A idéia é remar o máximo possível durante o dia e dormir em praias mais desertas em barracas ao anoitecer. Cada participante devera providenciar sua barraca e estar equipado para possíveis imprevistos e tempestades de verão que ocorrem muito freqüentemente em Florianópolis nessa época.

A expedição será documentada por filmadoras Full HD de alta definição para dentro e fora da água. Todo material capturado durante o dia será enviado imediatamente após a parada para descanso. Esta garantida uma cobertura do canal de TV a cabo esportivo Sportv, com chance em função da qualidade do material de sair também do Esporte Espetacular. Também haverá cobertura através dos canais de TV aberta e veículos de comunicação em geral contatados através da assessoria de imprensa contratada para o evento. Além disso, será elaborado um documentário de 40 minutos e um teaser de 10 minutos para os canais de TV produzidos pela Atmosphere HD Vídeo.

Buscamos uma verba de patrocínio para custeio de despesas com treinamento e material em geral, alimentação, água, remuneração da equipe de apoio e resgate, produção do material áudio visual do evento, aluguel de barco de apoio e Jet skis. A expedição vai resgatar o espírito de aventura e desbravamento tão esquecido nos dias de hoje, contribuindo para o para o resgate da auto-estima e da cultura náutica dos habitantes locais, alertando-os para a importância da preservação de seu patrimônio natural, as praias da ilha, a vegetação de restinga e os ecossistemas de mangue que protegerão futuramente a cidade de invasões do mar.



CONTEXTUALIZAÇÃO

A ilha de Santa Catarina é parte do município de Florianópolis, situada no oceano Atlântico no litoral sul do Brasil, entre as latitudes 27° sul e longitudes 48° oeste. Tem cerca de 50 km de comprimento por 18 km de largura, totalizando uma área de 424,4 km². O povoamento da ilha de Santa Catarina esta ligado as navegações portuguesas e espanholas, que utilizavam o litoral de Santa Catarina como ponto de apoio para atingir a região do Rio da Prata. Em 1515 a expedição de João Dias Solia Ilhas, cita a baía dos "perdidos", como às águas entre a Ilha e o continente. Os primeiros povoadores europeus da ilha foram náufragos sobreviventes dessa expedição.

Em 1526 chega a Ilha Sebastião Caboto, italiano a serviço da Espanha, e em seus mapas referentes àquela expedição, denominou a Ilha de Santa Catarina de "porto dos Patos". Hans Staden, aventureiro mundialmente conhecido que caiu nas mãos dos Tupinambás canibais do atual estado de São Paulo, passou pela Ilha de Santa Catarina. Em seu livro "Viagem ao Brasil" ele publicou o que pode ter sido um dos primeiros mapas detalhados do que hoje é Florianópolis.

O nome de Santa Catarina aparece, pela primeira vez, no mapa-múndi de Diego Ribeiro de1529. Em 1541, aporta no continente fronteiro à ilha, a expedição de D. Alvar Nunes Cabeza de Vaca, comandante que se intitula "Governador de Santa Catarina". Em 1672 é fundada a povoa de Nossa Senhora do Desterro pelo bandeirante Francisco Dias Velho. A partir de 1715, com a concessão de sesmarias a portugueses, como Manoel Manso de Avelar, passa-se a sentir a necessidade de povoamento da Ilha, como forma de se defender do assédio constante por parte de navios estrangeiros. 

JUSTIFICATIVA

Florianópolis é uma cidade numa ilha, possui 42 praias e uma beleza natural exuberante. Nos últimos vinte anos foi altamente divulgada pela mídia como local paradisíaco, ponto perfeito para a pratica de esportes radicais e cidade com alta qualidade de vida. Isso a transformou de uma cidade pequena no ícone de moradia de grande parte da população brasileira.

Nos últimos dez anos a migração para Florianópolis foi intensa e acompanhada pela grande quantidade de construções no seu território limitado. Apesar dessa super exposição ainda possui praias com grande beleza natural e algumas praticamente intocadas, com grande diversidade ambiental aquática e terrestre que servem de berçário para a reprodução de diversas espécies. Entretanto essas praias são ameaçadas pela expansão imobiliária desenfreada que destrói a vegetação de restinga fixadora de dunas, responsável pela contenção das invasões do mar.

Apesar de possuir em suas raízes a atividade náutica e aquática a cidade não oferece opções de lazer náutico ou escolas de esportes aquáticos e afins para a população de baixa e media renda, os jovens na sua maioria ficam sem condições de adquirir equipamentos e orientação técnica adequada para pratica de atividades náuticas e esportivas. Os equipamentos são muito caros e inviáveis para os menos favorecidos financeiramente. Além disso, existe um grande numero de pessoas que mora na Ilha de Santa Catarina que não conhece e nem imagina a exuberância do contorno do seu litoral, sua natureza e suas praias mais afastadas.

Florianópolis apresenta condições extremamente favoráveis a pratica do SUP – stand up paddle boards- grandes pranchas com remos para remada em pé- que possibilitam a vivência aquática de forma lúdica e segura alem de oferecer um ótimo condicionamento físico. Com esse contexto cabe a criação de uma expedição voltada para a valorização das praias da Ilha, objetivando difundir a cultura aquática com a utilização do SUP que propicia a pratica de uma atividade náutica com atividade física aliadas à conscientização ambiental.

Objetivo Principal

Realizar uma expedição para dar a volta completa na Ilha de Santa Catarina remando de Stand Up paddle boards realizando uma captação das imagens da expedição, da ilha seus costões, suas praias e de sua natureza que possibilitem a sua utilização como instrumento pedagógico para a conscientização ambiental, resgate das tradições náuticas e estímulo à prática do SUP.

Objetivos Secundários:

  • Fomentar a pratica do SUP e das atividades aquáticas.
  • Promover o intercambio esportivo sócio-cultural e estimular a pratica de atividades aquáticas.
  • Estimular a autonomia a e solidariedade, o companheirismo a amizade e o espírito de cooperação.
  • Promover o resgate da auto-estima do envolvidos no projeto.
  • Promover a mobilização da comunidade na defesa de seu ambiente
  • Incentivar a prática do esporte como alternativa as drogas, prevenção de doenças e estímulo a vida saudável
  • Apresentar aos beneficiados pelo projeto os ecossistemas de mangue e restinga
  • Estimular a construção, o fortalecimento e o exercício da cidadania, motivando a atuação do cidadão como agente de transformação social.
  • Incentivar a participação feminina nas atividades propostas
  • Capacitar os beneficiados como atores no processo de gestão ambiental
  • Conectar os beneficiados do projeto ao mundo através do site do projeto na internet

Metodologia

A metodologia do projeto esta fundamentada em dois princípios:

  1. Você preserva aquilo que ama e só se ama o que se conhece.
  2. Mente sã em corpo são.

Quem degrada a natureza é o homem e só mudando o homem podemos mudar esse quadro assustador. O motivo de o homem ter se tornado o único animal que destrói o meio que habita foi a sua separação, sua desconexão da natureza, do mundo natural. Ao apresentar o material coletado na expedição pretende-se através da emoção resgatar essa conexão e mudar o modelo de comportamento do homem de degradador para sustentável. Além disso, os atingidos poderão conhecer a Ilha de Santa Catarina e assim dentro do princípio proposto preservá-la.

O esporte é uma atividade altamente saudável que propicia benefícios físicos e mentais. A prática da atividade física de forma correta e bem orientada pode trazer um novo horizonte profissional para muitas crianças em sua fase de formação. A prática do Sup une os benefícios do esporte ao mundo náutico, resgatando a herança náutica de nossos colonizadores portugueses marinheiros de reconhecida coragem e habilidade no mar.
Pretende-se atingir os objetivos propostos através da realização da expedição com as seguintes etapas:
  1. Treinamento físico e técnico.
  2. Planejamento da logística
  3. Volta a Ilha remando de SUP
  4. Criação de um site na internet, que será gerido pelos beneficiados pelo projeto.
  5. Criação de documentário de 40 minutos e um teaser de 10 minutos (para os canais de TV) produzidos pela Atmosphere HD Vídeo, de acordo com o patrocinador.

A atividade de remada será realizada durante o dia e o pernoite será realizado em praias ou costões de preferência locais desertos e intocados, em barracas levadas nas pranchas.

A água e comida serão fornecidas pela equipe de apoio Jet Resgate.

O percurso será a volta completa na Ilha de Santa Catarina.

A coleta de imagens será realizada com seis maquinas de foto e filmagens de alta definição. As atividades de remada serão realizadas com o máximo rigor em relação ao quesito segurança, todos com coletes salva vidas e monitorados o tempo todo.
 
CUSTOS

Nossas necessidades são o custeio da estrutura de apoio a saber embarcações, combustivel e salario para os marinheiros para a duração da remada que sera de aproximadamente 5 dias...:

  1. Barco de apoio com convés - capacidade para 10 pessoas - aluguel R$ 1.000,00/ dia + R$100,00/hora de motor ligado - Total R$ 6..500,00  pelos 5 dias
  2. 2Jets Ski + 1 bote inflavel - serão emprestyados pela wind center e pelo surfista de town in Carlinhos -  Combustivel - 2.000,00 para os 5 dias
  3. Salário para pilotos de jet e marinheiros - 5 pessoas xR$ 150,00 dia x5 dias = R$ 3.750,00
TOTAL - R$ 12.250,00

MIDIA:
  • TV
  • Jornais
  • Filmes em full HD para o patrocinador com teaser de 10min com uso livre de imagens... 
  • AINDA TEM ESPAÇO PARA EMPRESAS INTERESSADAS EM APOIAR, CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO 

PARTICIPANTES DA EXPEDIÇÃO:
  • Marco Antônio Gorayeb
  • Professor Roger Souto Mayor
  • Rafael
  • Flavio Testa
  • Andre Larrea
  • Felipe Goetens
  • Chelton Cavaleiro
  • Dudu Schultz
NOSSOS APOIADORES SÃO:
  • Marcelo Morroni
  • Clube Katanka/Pranchas Starboard
  • Tecidos tecnologicos Santa Constância
  • VO2 Max roupas para atlteas de alto rendimento
  • FLORIPA SURF CLUB
  • ROMEU BRUNO E JET RESGATE
  • Praia Mole Eco Village
  • Wind Center
  • Spa Inner Revolution
  • Bless Sports
  • Pranchas Alzair Russo
  • Truzz
  • Fecasurf
  • Foco Surf
  • Restaurante Beco do Açai
  • Igor Viegas e Gustavo Frejat Imagens e Vídeos
  • Iate Clube Veleiros da Ilha
  • Capitania dos Portos de Florianopolis

MIDIA E RETORNO DO PATROCINADOR

O logotipo do patrocinador será inserido com destaque em todo material e estrutura do evento, a saber, pranchas , barcos , jet skis, , adesivos, cartazes, plotters.

Será fechado um plano de mídia com objetivo de garantir a filmagem da aventura com seis câmeras full HD e a exibição desse material no canal de TV a cabo Sportv. O material coletado também será apresentado ao diretor do programa esporte espetacular com possibilidade de sair no esporte espetacular, dependendo da qualidade das imagens captadas.

Além do plano de mídia televisiva será contratado um assessor de imprensa para divulgação da expedição, o patrocinador será citado com destaque nas entrevistas, matérias e nos releases criados pela assessoria de imprensa que enviara os mesmos para os maiores veículos de mídia impressa do país.

Ao final da expedição um release eletrônico ou teaser com tempo de dez minutos será entregue editado pela equipe da Atmosphere HD Vídeo. Existe a possibilidade de produção de um documentário de 40 minutos da expedição pela Atmosphere HD Vídeo produtora, esse documentário tem um custo de R$ 30.000 e pode ser institucional do patrocinador.

RETORNO SOCIAL

O material da expedição pode ser utilizado em palestras motivacionais dentro de empresas e também em escolas publicas da comunidade.
Seria interesante realizar a expedição com fones e mini modens da empresa fazendo imagens da utilização dos mesmo no meio do oceano, com as imagens passiveis de negociação para produção de comerciais para TV e mídia em geral.

Apoiadores:

.
Saiba com detalhes como foi a aventura na matéria do site FOCOSURF:
Autor do Projeto: Marco Antônio Gorayeb
Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
Bookmark para Blinklist Bookmark para del.icio.us Bookmark para Digg Bookmark para Fark Bookmark para Furl Bookmark para Newsvine Bookmark para Reddit Bookmark para Simpy Bookmark para Spurl Bookmark para Yahoo Bookmark para Balatarin Bookmark para Faceboom Bookmark para Twitter Bookmark para Scripstyle Bookmark para Stumble Bookmark para Technorati Bookmark para Mixx Bookmark para Myspace Bookmark para Designfloat _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEPLUS _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEREADER _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEBOOKMARKS
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Comentar
Regra dos comentários*
Todos os comentários necessitam de aprovação
Título*
Nome*
E-mail*
Site*
Mensagem*
Código de confirmação*
5 - 2 = ?  
Insira o resultado impresso
Maximmo de tentativas: 10
Artigos de Surf e Educação Escolas de Surf ACES Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área para Associados, Proprietários e Orientadores de Surf ACES

Fortaleça sua empresa.

Valorize sua marca.

Apoie uma Escola ACES e
faça parte de uma rede de educadores empreendedores.

ACES unindo talentos e fortalecendo a educação e o esporte em Santa Catarina.

Incluir link da ACES em seu site:
Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle

Copie o texto acima e cole em seu site.

Lista das Escolas de Surf Credenciadas ACES


SANTUR Ministério do Esporte Prefeitura Municipal de Florianópolis GOVERNO DE SANTA CATARINA
facebook
Escolas de Surf
twitter
RSS ACES SURF
rss

 

 

ESCOLA DE SURF, ESPECIALISTA, SURFSCHOOL, SANTA CATARINA, ESCOLA, SURF, STANDUPPADDLE, SUPTRIP, AVENTURA, WATERSPORTS, ACES, FLORIPA, PRAIAMOLE, ESCOLINHA, INGLESES, ECO, FLORIANOPOLIS, QUALIDADE DE VIDA, QUALIDADE, SALVA SURF, EDUCACAO, AMBIENTAL, CAPACITACAO, TREINAMENTO, QUALIFICACAO, SUSTENTABILIDADE, BRAVA, JOAQUINA, SURF SCHOOL, BARRA DA LAGOA, BRAVA, PADDLE, STANDUP, SUP, VIAGEM, SURFLESSONS, CAMPECHE, INGLESES, ACORES, LAGOINHA, MATADEIRO, CAPACITACAO, QUALIFICACAO, MORRO DAS PEDRAS, NAUFRAGADOS, PONTA DAS CANAS, BARRA DA LAGOA, LAGOA DA CONCEICAO, ESCOLA DE SURF, SURF TREINO , COMPETICAO , SURF AVANCADO, SURF , COMPETICAO, SURF SAFARI, SURF TOURS, SUPORTE TECNICO, CARENTES, CONSULTORIA