Entrar

Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?

Parceiros ACES

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA

Surfguru

Câmeras ao vivo | 24h on-line | Maaxcam

SANTA CATARINA TURISMO S.A.

Parceria ACES e Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE SURF

undefined undefined undefined undefined undefined

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

undefined
undefined

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SURF

INSTITUTO BRASILEIRO DE SURF

Guia Floripa - O Guia de Florianópolis na Internet - Hotéis, Pousadas, Imóveis, Restaurantes, Bares, Festas, Eventos e muito mais.

SURF NEWS

SURF NEWS

DIVULGUE ACES

Incluir link da ACES em seu site:

ACES - Associa��o Catarinense das Escolas de Surf

Copie o texto acima e cole em seu site.
Escolas de Surf ACES Artigos de Surf e Educação Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição e Resultados
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área Restrita para Sócios

em 20-10-2010 13:30 (2708 leituras)

A causa pela qual a comunidade da Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC), luta há algum tempo - a criação do Parque da Lagoa - corre risco de ser definitivamente sepultada.

A Lagoa da Conceição, principal bairro da ilha de Florianópolis, está prestes a decretar falência urbana.

No último dia 1 de outubro, complementando a devastação de quase todo o bosque que havia na região (à margem da estrada geral do Canto), tratores e máquinas fizeram a limpa na vegetação baixa.

Ao lado do Posto BR, na Avenida Afonso Delambert Neto, três placas comunicam a expedição das licenças ambientais. 

No domingo de eleição (3/10), asas-deltas e parapentes cobriam o céu da Lagoa. Por ironia, pousavam do lado das placas. Podem ter sido os últimos voos desta tradição esportiva, cultural e turística da cidade, reconhecida internacionalmente e cultivada há mais de 30 anos. Sem espaço para pouso, lamentavelmente, o vôo livre da Lagoa está condenado.

O Parque da Lagoa é reivindicação antiga da comunidade, mas teve esforço concentrado de um ano e meio para cá. Simples cidadãos conscientes, pais e mães de família, jovens e idosos, além de empresários e comerciantes, artistas e representantes de entidades comunitárias, empresariais, esportivas, culturais ou de movimentos ambientais da bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição, entenderam a importância da criação do parque para a coletividade e abraçaram a causa.

Este movimento espontâneo, voluntário e acima da política, culminou em representação às autoridades constituídas do Município e do Estado.

Nos dirigimos, principalmente, ao prefeito do município. O único que pode decretar a desapropriação da área que restou do "Vassourão". Metade já foi transformada em um empreendimento imobiliário comercial.

Ao todo, 53 organizações assinam a representação. Fundamentado em diversas leis, a começar pela Constituição Federal e o Estatuto da Cidade, justificamos o pleito e exigimos providências. Além do Prefeito, receberam o documento protocolado: a Câmara dos Vereadores, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano/PMF, o Ministério Público Estadual e Federal - com pedido de acompanhamento à OAB/SC – entre outras entidades do poder público. 

Somente o Ministério Público Federal, através da Procuradora da República Analúcia Hartmann, nos deu atenção e reconheceu a legitimidade da reivindicação pública e comunitária. Questionar o destino do bairro em que vivemos é um direito que deve ser respeitado, mas não está sendo. A omissão, ou conivência, é simplesmente vergonhosa.

Pedindo a suspensão das licenças ambientais e exigindo novos estudos, a representante do Ministério Público Federal deu fôlego à luta. 

Mas agora, não sei ainda de que forma, sem querer qualquer diálogo com a comunidade, a empresa dona do imóvel ligou as máquinas e partiu para limpar de vez o terreno. O objetivo é dar início às obras de um novo empreendimento: um conglomerado de prédios no estilo do bairro Kobrasol, localizado na Grande Florianópolis.  

A chama ficou pequena, mas ainda não apagou. Se nos unirmos em uma mobilização permanente e crescente, acredito que ainda é possível reverter a situação. Ao menos ganhar uma sobrevida, suspendendo pelo Judiciário toda e qualquer obra no local antes que seja feito o Estudo de Impacto de Vizinhança, conforme exigido pela Procuradora Analúcia Hartmann. Isso significa ouvir a comunidade em audiência pública específica.

Pessoalmente, além de ingressar com medidas judiciais cabíveis e de pedir socorro através da mídia, tento mobilizar as pessoas para usarem as armas que têm. No caso, a internet figura como principal forma de comunicação. 

Por isso, peço encarecidamente a cada um que estiver lendo esse texto: reenvie essa mensagem aos seus amigos. Muitos possuem mailings extremamente importantes em quantidade e qualidade de contatos. Há muitas idéias que podem ser colocadas em prática. Vamos à luta antes que nos reste lamentar.

 

Autor: André Motta em 18/10/10

Fonte: WAVES

Link: http://waves.terra.com.br/surf/noticia/lagoa-pede-socorro/43872



Artigos relacionados:

Capacitação & Treinamento

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
Bookmark para Blinklist Bookmark para del.icio.us Bookmark para Digg Bookmark para Fark Bookmark para Furl Bookmark para Newsvine Bookmark para Reddit Bookmark para Simpy Bookmark para Spurl Bookmark para Yahoo Bookmark para Balatarin Bookmark para Faceboom Bookmark para Twitter Bookmark para Scripstyle Bookmark para Stumble Bookmark para Technorati Bookmark para Mixx Bookmark para Myspace Bookmark para Designfloat _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEPLUS _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEREADER _NW_BOOKMARK_TO_GOOGLEBOOKMARKS
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Comentar
Regra dos comentários*
Todos os comentários necessitam de aprovação
Título*
Nome*
E-mail*
Site*
Mensagem*
Código de confirmação*
9 - 2 = ?  
Insira o resultado impresso
Maximmo de tentativas: 10
Artigos de Surf e Educação Escolas de Surf ACES Projetos ACES Artigos de Meio Ambiente e Sustentabilidade Artigos de Competição
Informações Importantes Projetos Sociais Executados por Escolas de Surf Artigos de Surf e Saúde Mundo do Surf - SurfNews Área para Associados, Proprietários e Orientadores de Surf ACES

Fortaleça sua empresa.

Valorize sua marca.

Apoie uma Escola ACES e
faça parte de uma rede de educadores empreendedores.

ACES unindo talentos e fortalecendo a educação e o esporte em Santa Catarina.

Incluir link da ACES em seu site:
Federação Catarinense de Especialistas e Escolas de Surf e Stand Up Paddle

Copie o texto acima e cole em seu site.

Lista das Escolas de Surf Credenciadas ACES


SANTUR Ministério do Esporte Prefeitura Municipal de Florianópolis GOVERNO DE SANTA CATARINA
facebook
Escolas de Surf
twitter
RSS ACES SURF
rss

 

 

ESCOLA DE SURF, ESPECIALISTA, SURFSCHOOL, SANTA CATARINA, ESCOLA, SURF, STANDUPPADDLE, SUPTRIP, AVENTURA, WATERSPORTS, ACES, FLORIPA, PRAIAMOLE, ESCOLINHA, INGLESES, ECO, FLORIANOPOLIS, QUALIDADE DE VIDA, QUALIDADE, SALVA SURF, EDUCACAO, AMBIENTAL, CAPACITACAO, TREINAMENTO, QUALIFICACAO, SUSTENTABILIDADE, BRAVA, JOAQUINA, SURF SCHOOL, BARRA DA LAGOA, BRAVA, PADDLE, STANDUP, SUP, VIAGEM, SURFLESSONS, CAMPECHE, INGLESES, ACORES, LAGOINHA, MATADEIRO, CAPACITACAO, QUALIFICACAO, MORRO DAS PEDRAS, NAUFRAGADOS, PONTA DAS CANAS, BARRA DA LAGOA, LAGOA DA CONCEICAO, ESCOLA DE SURF, SURF TREINO , COMPETICAO , SURF AVANCADO, SURF , COMPETICAO, SURF SAFARI, SURF TOURS, SUPORTE TECNICO, CARENTES, CONSULTORIA